Cercima - Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado do Montijo e Alcochete. C.R.L Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado do Montijo e Alcochete. C.R.L

Gentes Com Ir

O espectáculo “Gentes com Ir” é o resultado do projeto MuDançando – Dança pela Mudança, co-financiado pelo INR, que foi dinamizado na Cercima entre Setembro e Dezembro 2014. Foi aberto a toda a comunidade do Montijo, contudo somente clientes provindos de vários serviços da instituição participaram nas audições e se entregaram de corpo e alma ao projeto. Estreou no dia 10 de Janeiro 2015 no Cinema-teatro Joaquim D'Almeida

Um dos principais objetivos deste projeto e espetáculo é sensibilizar a comunidade para as capacidades e potencialidades da população com deficiência. Consideramos que ficarão agradavelmente surpreendidos com o resultado final. É extraordinária a dedicação e empenho que cada um destes intérpretes demonstra, ultrapassando as suas barreiras físicas, mentais e emocionais, libertando-se de preconceitos e ideias pré-concebidas para se entregarem na criação desta peça.

Neste sentido, uma vez mais, foi muito gratificante trabalhar com um grupo de pessoas tão especiais e simples, que nos dão tudo no momento, e fazê-las acreditar, e fazer-nos acreditar, que conseguem sempre mais do que aquilo que pensam e que pensamos. Somos nós que colocamos os nossos limites e só vamos até onde queremos Ir.

 

Sinopse

Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela? Exatamente porque nunca são as mesmas flores (Clarice  Lispector)

Somos todos diferentes mas somos todos feitos a partir do mesmo.

Todos temos o nosso eu, a nossa forma de existir e  de sentir… nascemos e voltamos a renascer sempre que uma nova fase surge, e para que tudo isto aconteça há uma energia, invisível, em cada um de nós e entre nós que nos move.

Analisando a vida, na sua forma biológica, na sua forma de a viver, tudo emerge e imerge, tudo se atrai ou repulsa em consequência dessa energia.

Através da vivência, exploração e consciencialização dos conceitos: emergir, sentir, unir, existir, imergir nasceu “Gentes com Ir”, sendo a fusão dos “Ir” a diretriz desta peça.

 Ficha Técnica

Coordenação Artística e Executiva: Joana Santos | Coreografia:  Patrícia Macedo | Intérpretes: Ana Montenegro, Joana Santos, Patrícia Macedo, Carlos Santos, Cátia Simão; Cheila Barros, Emanuel Andrade, Fernando Pereira; Igor Romero; Inês Santos, Luís Veríssimo, Montagem: Patrícia Macedo [a partir de registos musicais Dexter Britain, Drew Mantia, Cube X, Natália Liberal, Paula Correia, Rúben Tomás, Sérgio Marques | Música - Edição e Spinozar, Yahuy-Che-Kabah, Szymon Pytel] | Desenho de luzes: Adelino Lourenço | Figurinos: Joana Santos, Cármen Marques, Noémia Oliveira, Ana Paula | Cenário: Ana Montenegro, Joana Santos, Serafim Apóstolo|Imagem(cartaz): Ricardo Castanho e Susana Crato| Edição do vídeo: Pedro Luz| Produção: CERCIMA| Apoio: Câmara Municipal do Montijo e Cinema Teatro Joaquim de Almeida| Co-financiado pelo INR -Programa de Financiamento Projetos 2014

 

Apresentações

10 Janeiro 2015 - Cinema-Teatro Joaquim D'Almeida, Montijo

26 Maio 2015 - Cinema-Teatro Joaquim D'Almeida, Montijo

5 Julho 2015 - Clube Náutico Alcochete, Alcochete

12 Novembro 2015 - Escola Superior Tecnologias e Sáude, Lisboa

30 Novembro 2015 - Mercado da Ribeira, Lisboa

14 Maio 2016 - Mega Piquenique Geracional, Montijo

21 Setembro 2016 - Cinema-Teatro Joaquim D'Almeida, Montijo (Seminário 40 anos Cercima)

Documentos