Intervenção Precoce
A Intervenção Precoce da Cercima enquadra-se no Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI), através da celebração de um acordo de cooperação entre a Cercima e o Ministério do Trabalho e Segurança Social. A sua atividade integra-se na Equipa Local de Intervenção (ELI) Montijo Alcochete que, com sede na Cercima, é também constituída por profissionais do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Ciência.
O que é a Intervenção Precoce? E para quem?
É um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, designadamente no âmbito da educação, saúde e ação social.
Tem como objetivo assegurar a criação de condições facilitadoras do desenvolvimento das crianças até aos 6 anos de idade, com alterações nas funções ou estruturas do corpo ou em risco de atraso de desenvolvimento.
Como se referencia à ELI?
A referenciação à ELI pode ser realizada por técnicos da área da saúde, educação e acção social dos diversos serviços da comunidade (tais como Centros de Saúde, Jardins de Infância), ou pela própria família, através do preenchimento de uma Ficha de Referenciação.
O elemento referenciador deve comunicar à família a sua preocupação. Caso a família esteja de acordo é preenchida e assinada a ficha de referenciação.
Como Intervém a ELI?
O técnico de intervenção precoce, em conjunto com a família e outros prestadores de cuidados, cria e implementa um plano individual de intervenção precoce (PIIP), no qual são definidas estratégias integradas nas rotinas diárias, que têm por objectivo promover o desenvolvimento da criança e assegurar as necessidades da família.
A intervenção é desenvolvida no contexto em que a criança está inserida (domicilio, creche/jardim-de-infância) e deve ser um processo em que a família tem um papel activo.
Contactos :
- Ângela Madureira
- Paula Teixeira
- intervencaoprecoce@cercima.pt